cinema

RED, CANON, LUMIX E LINDAS…

Red One, Canon 5D Mk II, and Panasonic Lumix GH1 Footage Comparison from Birns and Sawyer on Vimeo.

RENDEVOUZ à PARIS

“Em agosto de 1978, o cineasta francês Claude Lelouch montou uma câmera estabilizada na frente de uma Ferrari 275 GTB e convidou um amigo, piloto profissional de Formula 1, para fazer um trajeto no coração de Paris à maior velocidade que ele pudesse.

A hora escolhida foi ao nascer do dia. O rolo de filme só dava para 10 minutos e o trajeto era da Porte Dauphine, através do Louvre, até a basílica de Sacre Coeur. Lelouch não conseguiu permissão para interditar nenhuma rua do trajeto e realizou o filme assim mesmo.

O piloto completou o circuito em 9 minutos, chegando a 324 km por hora em certos momentos. O filme mostra o carro furando sinais vermelhos, quase atropelando pedestres, pombos e entrando em ruas na contra-mão. As aceleradas e reduzidas da máquina soam como música.

Quando apresentou o filme ao público pela primeira vez, Lelouch foi preso. Ele nunca revelou o nome do piloto e o filme foi proibido, passando a
circular apenas no underground.”

LINKS PARA DISSERTAÇÕES SOBRE DIREÇÃO  DE ARTE

BUTRUCE, Débora Lúcia Vieira A Direção de Arte e a Imagem Cinematográfica – Dissertação de Mestrado apresentada na UFF em 2005.
Disponível em:
www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1230

COELHO, Luiz Antonio L. O papel narrativo do objeto cênico
Disponível em: www.dad.puc-rio.br/nel/artigos/06-coelho-ped.pdf

JACOB, Vera Motta Um lugar para ser visto: a direção de arte e a construção da paisagem no cinema – Dissertação de Mestrado apresentada na UFF em 2006
Disponível em www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=907